sábado, 26 de março de 2011

Circuitos eléctricos 2

Circuitos em série e em paralelo


A instalação de um circuito eléctrico pode ser efectuada de duas maneiras: em série ou em paralelo. Cada uma delas com as suas vantagens e funcionalidades, como as suas desvantagens.

Circuito em série


Neste tipo de circuitos existe apenas um caminho para a corrente eléctrica, as lâmpadas são instaladas uma a seguir à outra.


Características dos circuitos em série:
  • Como apenas há um caminho para a corrente eléctrica verifica-se que o interruptor comanda, seja qual for a sua localização no circuito, todas as lâmpadas.
  • Se a lamada 1, ou 2, funde, a outra deixa de funcionar, devido ao mesmo motivo referido na primeira característica.
  • Quando se aumenta o número de lâmpadas a luminosidade de cada uma delas diminui.
Circuito em paralelo

Neste tipo de circuitos, as lâmpadas são ligadas em paralelo umas em relação às outras, formando-se assim várias ramificações, além da ramificação principal.




Características do circuito em paralelo:
  • Como existe mais que um caminho para a corrente eléctrica, isto é, existem caminhos alternativos, se uma lâmpada funde, a outra continua a funcionar.
  • O interruptor instalado na ramificação principal (circuito principal) comanda todas as lâmpadas, porém instalado numa das ramificações secundárias, comanda apenas a lampâda inserida nessa mesma ramificação.
  • Quando se aumenta o número de lâmpadas a luminosidade de cada uma mantem-se.

Utilidades dos circuitos em série e em paralelo

Em série: estes circuitos ainda são usados em alguns sistemas de iluminação de árvores de natal, porém têm mais desvantagens que vantagens, sendo pouco usados.

Em paralelo: estes circuitos possuem muitas vantagens, por isso, a instalação de aparelhos eléctricos nas nossas casas, faz-se em paralelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário